Ver o lado bom (mesmo quando é difícil) | k2s71

Otacílio Costa realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 3l495e
Na tarde desta quarta-feira, 21 de maio, foi realizada a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Otacílio Costa. O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos, no bairro Poço Rico, e reuniu autoridades, representantes de entidades, integrantes do grupo da terceira idade e convidados.
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e teve como objetivo principal promover o debate e a construção de políticas públicas voltadas à população idosa.
A secretária de Assistência Social, Cleunice Aparecida de Souza, ressaltou o compromisso da gestão com a valorização da pessoa idosa e a importância da conferência para o fortalecimento das políticas públicas:
“A conferência é um espaço de diálogo e construção. O envelhecimento é uma realidade que precisa ser debatida com seriedade, e nosso compromisso é garantir que todos envelheçam com dignidade, respeito e o aos seus direitos. A participação dos idosos neste processo é fundamental para que as políticas reflitam suas reais necessidades”, declarou.
Representando o prefeito Fabiano Baldessar de Souza — que cumpre agenda em Brasília, participando da Marcha dos Prefeitos — o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabricio Kaiser, destacou a importância da escuta ativa das demandas da população idosa.
“Este é um momento de construção coletiva. A participação da comunidade, especialmente das pessoas idosas, é essencial para pensarmos em políticas públicas que respeitem a diversidade e garantam dignidade a todos os cidadãos”, afirmou.
Também participaram da conferência a presidenta do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Suély Cristina Moreira de Souza de Andrade, e a superintendente da Fundação de Cultura, Oneide Farias.
Durante o encontro, foram debatidos cinco eixos temáticos:
1. Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
2. Fortalecimento das políticas de proteção à vida, saúde e o ao cuidado integral da pessoa idosa;
3. Enfrentamento à violência, abandono social e familiar;
4. Participação social, protagonismo e vida comunitária sob a perspectiva das múltiplas velhices;
5. Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
A conferência teve três objetivos centrais:
Promover a participação social na proposição de ações que visem superar barreiras ao direito de envelhecer com dignidade;
Identificar os desafios do envelhecimento plural no país, tanto em aspectos legais quanto práticos;
Propor ações de equidade para defesa e promoção dos direitos e da cidadania da pessoa idosa, por meio da articulação entre os entes federativos.
O evento foi marcado pelo engajamento dos participantes e pelo compromisso em construir uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para acolher todas as fases da vida.
Deixe seu comentário 623z64